Curta metragem produzido em parceria com o Cinema Comentado ganha as telas cariocas
0 Comment

0 Likes

O Festival O Cubo de Cinema está em sua terceira edição. Criado pelo Canal O Cubo, uma plataforma que incentiva a produção audiovisual independente brasileira, o Festival é uma porta aberta para mentes criativas, que através das lentes, expressam sentimentos e democratizam a cultura. As exibições começaram no dia 12 de maio no Rio de Janeiro, e as produções ficam em cartaz até o dia 19, com uma programação variada de todos os gêneros cinematográficos.

“Vertente”, um curta que nasceu do projeto Cinema e Comunidade – desenvolvido pelo Cinema Comentado Cineclube em parceria com a agência Elefantte – que propôs a realização de oficinas de cinema nas comunidades ribeirinhas das cidades de Matias Cardoso e Manga (municípios que integram a bacia do Rio São Francisco), esteve entre os filmes que foram destaque do primeiro dia do Festival. Exibido no dia de abertura, “Vertente” foi uma das cem produções escolhidas para fazerem parte da programação desse ano.  A fotografia do curta é belíssima e captura através das lentes o olhar singelo dos ribeirinhos norte mineiros.

Além do produto produzido em parceira com o Cinema Comentado, o curta "As Gerais pelas mãos", que também foi produzido pela Elafantte e por Samuel Reis, foi outro dos curtas escolhidos para serem exibidos no primeiro dia de programação do Festival. Valorizando a produção manual do norte de Minas,  "As Gerais pelas mãos" encanta pela simplicidade dos personagens que, através de seu trabalho, representam um pedaço da cultura do país.

É gratificante ter não apenas um, mas dois projetos escolhidos para participar dessa edição do O Cubo . É através desse tipo de iniciativa que a cultura pode chegar as mais diversas classes sociais e ser transportada mundo afora, se tornando democratizada. Todos os curtas, médias e longas metragens que são escolhidos para participarem do Festival são licenciados pela plataforma Creative Commons, que permite uma divulgação ampla dos conteúdos e até mesmo uma reutilização dos vídeos.

Para quem não teve a oportunidade de participar do festival e assistir na telona a exibição do “Vertente” e do "As Gerais pelas mãos", confira abaixo o resultado dos dois projetos, produzido de forma independente.

A programação completa e todos os produtos participantes do festival vocês conferem no link do Canal O Cubo abaixo

www.canalocubo.com

    logos-o-cubo

Vertente from cinecomentado on Vimeo.


Comment (0)

Add comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *