TRILOGIA AS GERAES
Dividido em três capítulos, a trilogia “As geraes” pretende mostrar parte da produção cultural, sua história oral característica do norte do estado de Minas Gerais por meio dos produtores locais, seus ‘causos’, musicalidade, vivências, arte e cultura. Além desses aspectos tão peculiares procuramos montar, principalmente, a visão individual de cada personagens sobre os conceitos de cultura e a importância de suas representações artísticas.Sinopse Capítulo Primeiro: As Geraes pelas mãos
O capitulo primeiro, “As Gerais pelas mãos”, evidencia a composição artística de três artesãos do norte de Minas Gerais, que por suas mãos, promovem a cultura e refletem as influências do sertão geraizeiro.Tais tradições são, por muitas vezes, negligenciadas, assim como acontece em várias regiões do país.
Acima de tudo, esse produto documental visa chamar a atenção para a necessidade de valorização da cultura local pelos próprios mineiros para que, assim, nossas manifestações folclóricas e históricas possam ser amplamente divulgadas.
Personagens:
Walmir Alexandre (Artista plástico, ceramista); Antônio Augusto da Silva (Luthier, instrumentista); Tibúrcio Pereira Silva (Artista plástico, escultor).
Filme e fotografia: Samuel Reis.
Assistente de fotografia e edição de áudio: Saulo Barbosa Reis.
Agradecimentos especiais: Andrea Martins, Elisangela Peixoto, Fábio Guimarães, João Antônio, Lidiane Silva.
Comment (0)